segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

A ORIGEM DA 1ª. IEQ EM CURITIBA – Pr. Júlio O. Rosa

             A I.E.Q. começou em 1922 em Oakland, Califórnia, nos Estados Unidos da América. A evangelista Aimee Semple Mcpherson, inspirada na visão do profeta Ezequiel, realizava uma conferência para um grupo de pastores de várias igrejas pentecostais. Eram as igrejas Episcopais, Batistas, Congregacionais, Metodistas, Presbiterianas, Nazarenos, Exército da Salvação, Aliança Cristã e outras.

            Durante a conferência, Macpherson falava da gloriosa visão de Ezequiel, visão celestial, e com o coração emocionado, contemplava a revelação do Onipotente! Foi então, que percebeu quatro rostos:- um rosto de homem, um rosto de leão, um rosto de boi, e um rosto de águia.
            Estes quatro rostos, assemelhavam-se às quatro faces do evangelho de Jesus Cristo. O HOMEM, significando o varão de dores morrendo na cruz; o LEÃO. Significando o poderoso batizador com o Espírito Santo e com fogo; o BOI, aquele que carregou as nossas dores, e a ÁGUIA, significando O GRANDE REI QUE VIRÁ arrebatar a igreja!
                                              
            15 DE NOVEMBRO E 1951

            Em 15 de novembro de 1951, depoís de muitas lutas, o Rev Harold Wiliams, inicia no Brasil em São João da Boa Vista, e organiza, numa assembléia, a IGREJA EVANGÉLICA DO BRASIL, de doutrina quadrangular, cujo departamento evangelístico, foi denominado CRUZADA NACIONAL DE EVANGELIZAÇÃO.
          “Rev. Harold Willians, lutava já há sete anos, mas  não estava conseguindo dar início à IEQ aqui no Brasil e nossa igreja nos Estados Unidos estava a ponto de chamá-lo de volta. Então ele iniciou um jejum e oração e aí Deus começou a dar a estratégia Dele! Deus mandou alguém para ajudá-lo!” (Depoimento do Pr. Paul Risser, Presidente Internacional da IEQ em 30/04/2001).


            Rev. Harold Williams, tinha um amigo, o evangelista Raymond Boatright, conhecido desde os dias da Faculdade Bíblica. Enquanto fazia o seu jejum de vinte e um dias, o nome desse evangelista veio à mente do pastor Williams, enquanto orava. Pediu que se fosse a vontade de Deus,  este servo pudesse vir ao Brasil para ajudá-lo.
            O missionário Boatright chegou ao Brasil em janeiro de 1952. Foi o início de grandes reuniões! As notícia das bênçãos chagaram a São Paulo em julho de 1953. Foi então, levantada a primeira tenda vinda dos Estados Unidos, com lugares para cerca de 1.200 pessoas. Reuniões poderosa foram realizadas até novembro de 1954, quando pastor Wiliams percebeu a necessidade de colocar outras tendas em mais regiões do Brasil.
            No Brasil, só mais tarde, em 1958, a igreja passou a ser chamada  de IGREJA DO EVANGELHO QUADRANGULAR.,  numa tradução literal do nome da igreja americana.
                                             
            E A OBRA SE ESPALHOU
            E assim, no dia 2 de maio de 1955, uma tenda de lona, parecendo um grande circo, foi armada em Curitiba. Era a CRUZADA NACIONAL DE EVANGELIZAÇÃO, chegando a Curitiba, sob a liderança do pastor Júlio de Oliveira Rosa, com o apoio da família Mariano de Castro, da família João Pedro Rosa e outros irmãos.

            A tenda foi armada no início, na Rua Brigadeiro Franco, esquina a Alameda Princeza Isabel, exatamente em 28 de maio de 1955, onde enfrentando muitas dificuldades permaneceu por 30 dias. Depois foi armada no bairro Bacacherí, na Av. Erasto Gaertner esquina da Rua México, numa grande área de dois lotes para montagem de circos, no dia 4 de julho de 1955. Nessa tenda, cerca de duas mil pessoas frequentavam as reuniões.

            No primeiro batismo nas águas,  150 pessoas foram batizadas no dia 4 de dezembro de 1955, e entre estas pessoas, estavam pastora Orotildes, pastora Odá, pastor Agostinho Basso, pastor Fioravante Basso, e o pastor Ruben de Catro, e outros.    


E o povo foi transferido da tenda para um salão alugado, numa antiga fábrica de móveis desativada, situada na antiga Av. Juvevê, hoje Av. JoãoGualberto, 1355 no bairro Juvevê. Hoje no local, existe um prédio de 20  andares. Assim, foi organizada a PRIMEIRA IGREJA DO EVANGELHO QUADRANGULAR em Curitiba.

A obra em Curitiba permaneceu no salão sob a responsabilidade provisória do pastor Lauro de Queiróz, e pastor Mariano de Castro juntamente com sua família.

 Posteriormente, foi comprado um grande terreno, na Rua Tomazina, 124, hoje Rua Alberto Foloni, no bairro Ahú de Baixo, onde um grande templo foi construido pelo pastor Helmuth Wagner. A construção era em parte de alvenaria e em parte de madeira.
A Primeira IEQ nesse período, foi pastoreada sucessivamente, pelos pastores Jessé Pereira de Toledo, Helmuth Wagner, Léslie Dickerson, Lauro de Castro e Raul de Castro. Em 1974, Pastor Eduardo Zdrojewski, assumiu a liderança onde permanece até hoje. 

(Texto de autoria do Pr. Júlio O. Rosa )   

Nenhum comentário:

Postar um comentário